O inicio da Globalização é variado, pois metade dos estudiosos apontam a década de 1980, quando ocorreu a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria como o seu início. Porém, outros pesquisadores afirmam que a globalização começou no período da expansão marítima-comercial, entre os séculos XV e XVI.
No entanto, a maioria dos cientistas e estudiosos afirmam que a globalização teve seu pico na década de 1980 até os dias atuais. Durante esse período, ocorreu uma reestruturação do capital, onde o mercado de trabalho tornou-se diversificado e individual desenvolvendo e intensificando a concorrência econômica global.
Figura 1: Jovem em cima de uma parte do muro de Berlim que havia sido derrubada aparentemente por soldados.
Fonte: (Google/Imagens)
Mas como ocorre a globalização?
Quando utilizamos nosso computador para fazer uma pesquisa ou até mesmo entrar e conversar nas redes sociais estamos participando da globalização.A economia Global atual apresenta uma nova forma de comercialização. As empresas expõe seus produtos por meio de anúncios na internet, por meio de redes sociais, sites ou blogs. O fluxo de informação, interação, imagem, som e símbolo é constante. O principal responsável por esses acontecimentos é o capitalismo, que foi adotado pela maioria dos países na década de 1945, quando o projeto liberal-capitalismo foi liderado pela Grã-Bretanha e pelos Estados Unidos.
Figura 2
Fonte: (Imagens/Google)
Fonte: (Imagens/Google)
Quais são os efeitos da Globalização sobre o meio ambiente?
Os problemas ambientais acontecem em todo o mundo, furacões, enchentes, queimadas e etc, foram intensificados pelas ações antrópicas. Mesmo ocorrendo em algumas partes do globo terrestre, as consequências desses desastres ambientais são sentidas em todas as localidades na Terra.
Figura 3: Tudo está Globalizado... até o que não deveria.
Fonte: (Imagens/Google)
A maioria dos cientistas afirmam que situações como as relatadas anteriormente está relacionado a política e a economia. Os países subdesenvolvidos são os principais susceptíveis aos problemas ambientais, pois dependem das indústrias de outros países para promover atividade econômica. A maioria desses empresas emitem gases poluentes como os CFCs (Clorofluorcarbonetos), compostos químicos que não transformados e nem destruídos facilmente.
Referências Bibliográficas:
ABÍLIO, Maria Inês Ramos. Globalização: Características mais importantes. Disponível em <http://fsma.edu.br/visoes/ed03/3ed_artigo1.pdf> Acesso em 03 de Fevereiro de 2017.
MARIANO. Karina Pasquariello. Globalização, interação e o estado. Revista Lua Nova, São Paulo, 71: 123-168,2007.




Nenhum comentário:
Postar um comentário