domingo, 19 de março de 2017

Em foco: Queimadas e seus efeitos no Meio Ambiente

Figura 1: Foto de uma queima no Cerrado. 
Fonte:Imagens/Google

As queimadas podem ocorrer de duas formas: causas naturais (provocadas por raios e o tempo seco) e antrópicas (desenvolvimento de agricultura, gado e assentamento de populações). O aumento de queimadas por ações antrópicas tem proporcionado muitos problemas ambientais. Ao realizar a prática da queima da madeira para facilitar o plantio e a limpeza da área, o agricultor prejudica solo, o ar, e os animais que vivem naquele ambiente.

 Figura 2: O veado campeiro é um dos poucos animais 
que são beneficiados pela queimada. 
Fonte: Imagens/Google

Analisando cientificamente a queima da madeira tem-se a emissão de gases causadores do efeito estufa, que fragiliza a resistência do solo quanto as águas pluviais e elimina a vegetação contribuindo para o desequilíbrio ambiental. Os principais gases são: Gás Carbônico (CO2), metano (CH4), monóxido de carbono (CO) e nitroso de oxigênio (N2O). Os gases traços liberados pela queima das pastagens para o gado não são absorvidos e se acumulam na atmosfera.
Figura 3. Molécula de N2O (Óxido Nitroso)
Fonte: Imagens/Google

As florestas brasileiras são fontes de várias espécies de plantas, muitas delas utilizadas como remédios pela população. Além disso, nosso país é um detentor de uma grande variedade de animais e micro-organismos responsáveis pela manutenção e equilíbrio do meio ambiente. 

O que se tem feito para amenizar os efeitos das queimadas?

O Brasil é um país com uma enorme extensão territorial, assim para realizar o monitoramento de queimadas tem sido utilizado o sensoriamento remoto orbital (satélites meteorológicos). Dessa maneira, alguns pesquisadores destacam três possíveis alternativas técnicas às queimadas:
  • Em sistemas de pastagens nativas e cultivadas:
Uso de forragem, controle de carrapatos e controle de plantas invasoras
  • Em sistemas de Lavoura/Pecuária:
Manejo de palhada e plantio Direto
  • Em sistemas de Agricultura Familiar:
Diversificação da produção, cobertura verde ou morta em compostos orgânicos e reflorestamento social.

Além dessas técnicas alternativas é necessário ter o consentimento e o pensar acerca das nossas ações em relação a queima das florestas para a ampliação do gado e outras atividades, pois precisamos ter a consciência que não estaremos prejudicando APENAS os animais que vivem naquela região como também a nós mesmos.


Imagens/Google
Autor: Alexandre Brito



Referências Bibliográficas:

Pensamento Verde. As consequências das queimadas no Brasil. Disponível em <http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/consequencias-queimadas-brasil/ > . Data de acesso <19 de março de 2017>.

MESQUITA, Antônio Gilson Gomes. Impactos das Queimadas sobre o Ambiente e a Biodiversidade Acreana. Disponível em <http://queimadas.cptec.inpe.br/~rqueimadas/material3os/impacto_queimadas_ambiente_biodiversidade.pdf> Data de acesso <19 de março de 2017>



Nenhum comentário:

Postar um comentário