domingo, 5 de fevereiro de 2017

Globalizando o Meio Ambiente


O inicio da Globalização é variado, pois metade dos estudiosos apontam a década de 1980, quando ocorreu a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria como o seu início. Porém, outros pesquisadores afirmam que a globalização começou no período da expansão marítima-comercial, entre os séculos XV e XVI.

No entanto, a maioria dos cientistas e estudiosos afirmam que a globalização teve seu pico na década de 1980 até os dias atuais. Durante esse período, ocorreu uma reestruturação do capital, onde o mercado de trabalho tornou-se diversificado e individual desenvolvendo e intensificando a concorrência econômica global.


Figura 1: Jovem em cima de uma parte do muro de Berlim que havia sido derrubada aparentemente por soldados.
Fonte: (Google/Imagens)


Mas como ocorre a globalização?




Quando utilizamos nosso computador para fazer uma pesquisa ou até mesmo entrar e conversar nas redes sociais estamos participando da globalização.

A economia Global atual apresenta uma nova forma de comercialização. As empresas expõe seus produtos por meio de anúncios na internet, por meio de redes sociais, sites ou blogs. O fluxo de informação, interação, imagem, som e símbolo é constante. O principal responsável por esses acontecimentos é o capitalismo, que foi adotado pela maioria dos países na década de 1945, quando o projeto liberal-capitalismo foi liderado pela Grã-Bretanha e pelos Estados Unidos.

Figura 2 
Fonte: (Imagens/Google)

Quais são os efeitos da Globalização sobre o meio ambiente?

Os problemas ambientais acontecem em todo o mundo, furacões, enchentes, queimadas e etc, foram intensificados pelas ações antrópicas. Mesmo ocorrendo em algumas partes do globo terrestre, as consequências desses desastres ambientais são sentidas em todas as localidades na Terra.
Figura 3: Tudo está Globalizado... até o que não deveria.
Fonte: (Imagens/Google)

A maioria dos cientistas afirmam que situações como as relatadas anteriormente está relacionado a política e a economia. Os países subdesenvolvidos são os principais susceptíveis aos problemas ambientais, pois dependem das indústrias de outros países para promover atividade econômica. A maioria desses empresas emitem gases poluentes como os CFCs (Clorofluorcarbonetos), compostos químicos que não transformados e nem destruídos facilmente.


Referências Bibliográficas:

ABÍLIO, Maria Inês Ramos. Globalização: Características mais importantes. Disponível em <http://fsma.edu.br/visoes/ed03/3ed_artigo1.pdf> Acesso em 03 de Fevereiro de 2017.

MARIANO. Karina Pasquariello. Globalização, interação e o estado. Revista Lua Nova, São Paulo, 71: 123-168,2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário